Num ápice...

Ontem fui ao meu primeiro convívio, pescaria & churrasco, com o Pessoal da Manutenção. Sendo Sábado o meu dia de descanso, não me apetecia nada estar na Marina às 6 da manhã e também tinha um ligeiro medo de enjoar de barco, decidi só ir ter com a equipa de praia.
A minha primeira peripécia foi tentar descobrir a Praia das Furnas, andei com o meu carrinho, acabado de sair da Oficina, por caminhos dignos de um jipe com tracção às 4 rodas, estive quase para desistir, mas mantive-me firme e hirta e lá descobri mais uma praia paradisíaca neste cantinho do Algarve.
Uma colega ao tentar descer do barquito que a trouxe a terra acabou por sofrer um acidente, uma onda traiçoeira impulsionou o bote para cima dela. Aquele som não engana ninguém, vi logo que algo tinha partido.
As pessoas começaram logo, à boa maneira do ser humano, a sufocar a moça,tentei mantê-la calma e alguém chamou o 112.
Resumindo a história, a rapariga foi para o hospital, as pessoas ficaram de volta do churrasco e da bica da cerveja, na falta de voluntários, ofereci-me mais tarde para ir ao hospital com a I., alguém tinha de ajudar com a logística do filho, ela não tem cá família, carro na marina, levar roupa e outro material ao hospital
A despreocupação de pessoas que já trabalham, e a conhecem, há mais tempo que eu fez-me muita impressão.
O mais incrível é que minutos antes o Sr. F, um homem do Norte, estava a desabafar comigo ( costumo ter este efeito sobre as pessoas, sentem-se à vontade comigo para contar todos os seus problemas e aflições) que não gostava de morar cá em baixo e que só não tinha voltado para cima por causa dos filhos, fazia-lhe muita impressão o facto de as pessoas aqui serem muito frias, distantes e nada unidas. Sei perfeitamente que não se pode generalizar, existem sempre excepções à regra e acredito que este tipo de comportamento é, em grande parte, justificado por questões culturais. Comunidades piscatórias que sempre viveram isoladas, vêem-se agora invadidas por turistas, nacionais e estrangeiros, é natural que desconfiem.
Mas testemunhei, naquela praia lindíssima, a concretização das palavras que tinham sido proferidas minutos antes.
Ou sou muito sensível ou existem pessoas que não têm a mínima noção do que é um sentimento. Ou sou muito impressionável ou algo está seriamente errado com esta situação.
E não consigo deixar de pensar como seria se fosse eu a partir a perna?
Por vezes são só precisos 5 minutos para a vida nos surpreender, virando tudo do avesso, mas também nos ajudam a compreender que nada somos sem os nossos amigos e a nossa família, voltando eu a pensar, mais uma vez, que aconteceria se fosse eu?

Comentários

IandU disse…
Não sei! Mas sei que me iria custar sentir esse som. Custa-me ouvir ossos a partir, fico com uma imagem para sempre :/
Sadeek disse…
Os "marroquinos" são assim, Maria. Um bocado individualistas e egoístas. Quem não está habituado estranha.

Enfim...

BEIJOOOOOOOOOOOO
M disse…
Ó Maria, gente dessa há em todo o lado, não é só no Algarve!

A minha irmã foi sozinha estudar para lá e não se deu assim tão mal. Acho que é uma questão de aceitar as pessoas como são e esperar delas apenas o que elas estão disponiveis para dar!

E se é verdade que o algarvio típico desconfia muito dos "estrangeiros", já que se vêem invadidos todos os anos por bifes, camones e demais habitantes de portugal continental (e a gentinha que costuma ir lá para baixo!), também é certo que não deixam de ser pessoas... e eu prefiro um bocado de indiferença à curiosidade mórbida, dos telefonemas "preocupados" e visitas incómodas do tu-estás-bem-ai-que-estás-com-tão-mau-aspecto-quem-te-viu-e-quem-te-vê!
Desculpa ter-me alongado tanto...
beijinhos Maria, e boa sorte!
Maria disse…
I&U custa um pouco, mas uma pessoa acaba por conseguir reagir.
Beijinhos


Sadeek por acaso vejo que são um pouco assim, mas dou-me bem com eles. Enfim há-de o Mundo estar a acabar e eu a falar com todos, a minha grafelona não tem pause hehe.
Beijinhos


Med o que mais me incomoda aqui é o silêncio, o não fazer nada e muitas coisas mais. Sei que há pessoas que se dão melhor que outras, o meu próprio irmão também morou cá em baixo durante anos e agora não se consegue adaptar a Coimbra e quer voltar.... como costumam dizer, "Dá Deus nozes a quem não tem dentes" eheh
Ui agora que a moça foi operada e todas as coisas foram tratadas é que começa esse teatro todo.
Tu alonga-te o tempo que quiseres :).
Beijinhos
Ervi Mendel disse…
Maria, a Madre Teresa do Barlavento ou Sotavento ou de um vento qualquer!
Maria disse…
Ui Ervi até parece destino, os meninos da informática esqueceram-se de bloquear os comentários aos blogues, hoje pelos vistos temos festa!
Madre Teresa isso implicava ser católica não? Eu nem batizada sou, sou uma herege hehe.
Beijinhos

Maria do Barlavento ( que muito vento tem)
Mokas disse…
uiiii tramado... Espero que esteja tudo bem com a tua colega.
Enfim, como a med diz, "isso há em todo o lado".
Não me queixo muito (pouco) do pessoal aqui de baixo... Mas realmente é engraçado notar que as pessoas com quem me dou ou dei melhor não são de cá realmente.
Maria disse…
Mokas é incrível dizeres isso, porque acontece-me o mesmo. Temos aqui um grupo no trabalho e depois vamos a falar de onde somos, ninguém é de cá, veio cá tudo ter de paraquedas ou senão atrás de um "esposo" ou "esposa".
Nem me posso queixar muito, dou-me com todos, mas continuo a achar, e tal como disse no post por motivos de força maior, que as pessoas cá em baixo são mais desconfiadas.
Mas como costumam dizer C'est la vie.
Beijinhos

Mensagens populares deste blogue

Figurinhas ....

“ Desrituais”

Telegrama emocional