Retrospectiva Musical – Teenage Years :The Beginning

Lembro-me com alguma vivacidade do Natal de 1979, passei-o em Inglaterra, e foi também a primeira vez que me recordo de brincar na neve.
Outra memória desta altura é o Star Trek Motion Picture, filme que vi após ter sido persuadida, pelo meu Pai e Irmão, que era muito parecido com o que eu queria ver,a "Dama e o Vagabundo". Poderá se argumentar que o único ponto comum é serem ambos filmes de ficção, mas uma coisa é certa, durante anos o raio da mulher careca assombrou-me os sonhos.

Musicalmente falando, nesta época comecei, também, a ser influenciada pelos gostos do meu irmão, The Police, Queen, AC/DC (gostava do Angus Young na sua farda colegial, mas não tanto da música), Led Zeppelin e muitas outras. Partilho aqui um segredo, tinha uma ligeira "simpatia" pelos Abba, até hoje não consegui perceber o porquê, mas a verdade é gostava muito de cantarolar aquelas belas músicas dignas de um elevador, tendo em conta a minha voz harmoniosa não se estragava lá muito a coisa.
O fim dos anos 70, princípios dos anos 80, viu a chegada do New Wave. Os artistas começaram a ser influenciados pelo som electrónico, na minha opinião pelos Kraftwerk e a Berlin Era do Bowie, trabalhando mais as músicas em estúdio, diferenciando-se do som mais "crú" do Punk.
Nesta década escapei incólume à Madonna e aos Wham ( graças a Deus, ou de acordo com o Trindade, ao Big foot), fui mais moça de Cindy Lauper e Duran Duran ( consegui arranjar toda a discografia deles trocando-a,com um amigo do meu irmão, por um poster da Kim Wilde).

Depeche Mode, David Bowie, Blondie,Human League, Yazoo,Bananarama, Duran Duran (que saudades da minha T-shirt, ainda por cima cor-de-rosa), Frankie Goes to Hollywood, Eurythmics, são exemplos de artistas que ouvia e alguns ainda oiço, existem músicas, e artistas, intemporais!
Deixo-vos aqui duas pérolas que reflectem a sonoridade dos anos 80, sempre que as oiço fecho os olhos e começo a dançar feita uma tonta!!


                       Human League - Don't You Want me Baby?


                                            Yazoo - Don't Go


Trivia:Quem se lembra da famosa música, que ainda hoje me faz ranger os dentes sempre que a oiço, Should’ve know better, a da dor de barriga como lhe gostava de chamar?? Ai ai ai ai ai ai ai ai ai, muito sofria o homem para choramingar daquela maneira!!!

Comentários

T disse…
Olá!!!

Por partes, eu recordo-me dessa merda de música, era de cum c*r*lh`chamdo Jim Diamond e era de facto um pesadelo... por falar em pesadelos, como eu n tenho irmãos mais velhos, eu atravessei muitas desgraças - e Wham à cabeça, o bigfoot não me salvou!!! - mas pronto, faz parte do crescimento... e agora sou eu q te peço ajuda, a minha memória é razoável mas n dá para tudo... existe (ou existia) uma banda americana, penso, mas cuja vocalista era vietnamita (ou algures para esses lados) e que tinham um single a rodar na radar aqui há um par de anos... ando doido para me lembrar do nome da banda/canção, mas n chego lá mesmo... sai uma ajudinha.
Beijos, wake me up before you go-go... e das bananarama, a mais era era a morena...
T disse…
"sai uma ajudinha?", quero dizer...
Anónimo disse…
desculpa lá mas os Abba são uma instituição...muahhaha...ou não...talvez seja a hora tardia a falar ;)

bjocas
Maria disse…
Trindade muitos não conseguiram escapar ilesos ao fenómeno Wham, não foste, nem serás, o único.
Epah quanto à ajudinha não tive sorte, tendo em conta que só descobri a Radar à um ano, torna-se difícil saber o que passavam antes.
Andei para aqui a puxar pela cabeça, a fazer investigações no google, mas sem sorte nenhuma.
Com este calor o tico vai de férias e não me oriento só com o Teco!! Mas serei perseverante.
Beijinhos e desculpa lá a ajudinha
Maria disse…
Sweetie,
Que dizer..... cada um tem os seus fantasmas, eu não sou imune!!
E agora só para ti:
"Dancing Queennnnnnnnnnn la la la la la (sim porque a cabeça não dá para tudo e não me lembro do resto da letra)"
Beijinhos
Sugar
Ervi Mendel disse…
Com uma formação musical tão boa o que é que te aconteceu no entretanto?

hehehehe....
Maria disse…
Meu caro Ervi , correndo o risco de não ser original, e como diz o povão, Life happened!!
Beijinhos ou kisses
Dora disse…
Tenho o single e tocou tanta vez naquelas danças da vassoura!

O meu avô costumava cantar "ai, ai, ai dói-me a barriga!"
Maria disse…
Ui Dora.... é música que sempre me deu vontade de "vomitar", muito sofria o homem..... um comprido e passava-lhe a vontade de choramingar!!
Mas ainda devo ter dançado aquilo, uma ou duas vezes,em alguma festa de garagem hehe.
Beijinhos
Dora disse…
Então e o "Against all odds" do Phil Collins? Para o slow não havia melhor!
Maria disse…
Dora, essa do Phill Collins apareceu depois.... e eu não sou fã de música romântica para se dançar agarradinho.
Beijinhos

Mensagens populares deste blogue

Figurinhas ....

Telegrama emocional

“ Desrituais”