Crónicas do Livro Amarelo...

Estava aqui a Maria no balcão de atendimento do centro de saúde quando uma bela senhora se vira para mim e pergunta com aquele ar condescendente:
 - "Oiça lá (ênfase no lá) estão a chamar pela senha?", ao qual eu respondi que sim e qual era o seu número. A resposta meia seca foi "é o 21 e já vão no 24". 
Lembrei-me que tinha ido acertar o dispensador de senhas (não faço a mínima ideia de como aquilo se chama) e tinha reparado que o nº em questão estava em cima de uma cadeira e fui verificar. Respondi à dita senhora_fina_salta_fila:
- " Sabe tem de tirar a senha aqui (apontando para a máquina) e não de cima da cadeira."

E foi então que aquilo se transformou numa feira digna de Carcavelos:
- " bla bla bla você é prepotente, não tem formação (eu a pensar com os meus botões que a tal pós graduação não me serviu de nada e que a senhora tinha razão), é arrogante e ainda por cima mal educada" e tudo isto num tom de voz capaz de acordar os mortos num cemitério!! 
As coisas pioraram quando um Senhor disse repetidamente, referindo-se a mim, " A menina não ter culpa" (esta é a minha tentativa lamentável de escrever português com um "sotaque" ucraniano).
Continuou com uma frase que rapidamente se está a tornar muito famosa:
-" Eu vou é pedir o livro amarelo que o serviço aqui é lamentável" e mais bla bla bla, a voz só me lembrou o lamentável incidente do "dá-me o telemóvel".
Eu querendo apaziguar as coisas lá disse que a atendia ao qual me respondeu " Eu, consigo não quero mais nada" e continuei a trabalhar. Depois de ter atendido duas pessoas vira-se e diz " Oiçá lá isto vai ser assim é?? Não me vai atender????", fiquei tão pasma e só me saiu da boca a frase " Mas não queria ser atendida pela minha colega?", mas o que é que eu fui dizer. Começou outra vez o bla bla bla da minha ineficiência, mal educação e outra frase que eu também adoro:
" Oiça lá você sabe quem eu sou?? SABE??? Eu tenho poderes para mandar fechar isto, eu tenho conhecimentos" ( uhmm será que a senhora é da ASAE pensei para com os meus botões) e mais bla bla bla " Sim porque vocês esquecem-se que quem está deste lado pode ser importante ( ou algo do género, quando começam com o quero, posso e mando, costumo baixar o volume nos meus ouvidos).
Quando a sala ficou vazia a pessoa em questão veio ter comigo, falou muito calmamente e de forma simpática (uhmm será que houve aqui algum padre que fez um exorcismo) e moral da história tinha feito um exame na privada há uns dias, agora queria que eu lhe resolvesse o problema da credencial para não ter que pagar e isto tudo para ontem. Consegui pedinchar uma consulta para o dia seguinte, mas a médica disse para a senhora estar lá às 9:00 em ponto.
No dia seguinte entrei de tarde e a minha colega que assistiu à cena na vespéra disse:
-" Olha esteve cá a tua amiga, primeiro chegou às 11:00 e depois entregou-me a senha com o número virado para baixo, quando vou começar a atendê-la chega uma utente idosa e diz " A senhora deve estar enganada porque esse nº sou eu que o tenho" , desta vez a tal senhora*_fina_salta_fila_berra_para_caraças não tossiu nem mugiu,conseguiu a tal credencial e eu passei uma grande vergonha.

É por estas e por outras que acho que se deve criar o Livro do Utente para que nós, que atendemos o público, também nos possamos queixar das pessoas que são mal educadas connosco, se elas o podem fazer porque não nós???
Aprendi desde cedo que o cliente, infelizmente, não tem sempre razão e, por mais incrível que pareça, os sapos que engolimos não se transformam em príncipes encantados!!!
Fiquei a saber, também, que o famoso Livro Amarelo não serve somente para registar queixas, mas também louvoures e sim houve uma pessoa que fez questão em escrever uma salientando que o nosso centro de saúde tinha um excelente atendimento e era um serviço muito eficiente.

Agora peço desculpa pelo tamanho do post e da escrita confusa, é o que dá tentar resumir um acontecimento que durou 20 minutos e fazê-lo de maneira a que percebam o "banzé" que aquilo foi!

Numa nota mais pessoal, comprei um berbequim, uma caixa de ferramentas, buchas e pregos ,ando a dar uma de bricolage a ver se a minha casinha se transforma num lar. Já montei umas prateleiras e uns móveis, tudo comprado, está claro, na Ikea e sem entrega, porque fica mais baratinho e eu nem ando à rasca das costas, nem nada que se pareça.
O trabalho, até agora, está mais que razoável, chegando à conclusão que não é para isso que os Homens servem, como dizem algumas pessoas ( Mulheres, obviamente) que conheço!!

* escrevi Senhora, neste caso, com s de propósito, porque para mim aquilo de Senhora não tinha nada e sempre ficava melhor que chamá-la de outro nome bem pior!!!

Comentários

Rafael disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael disse…
O que eu me ri com este post :)
Pois é minha amiga, normalmente mtas das pessoas que pedem pelo dito "livro amarelo" são a maior parte das vezes as com menos razão para o fazerem...
Eu sei bem do que falo, pois o meu pai tem um restaurante e as poucas reclamações que tem o mesmo livro, são historias mesmo dignas de um filme de comédia..
Um beijinho e força pra aturar essas "pessoas_com_a_mania_
q_sao_importantes_mas_
q_nao_teem_onde_cair_mortas" =)
Anónimo disse…
muahahah....texto grandote...mas vale a pena....é com cada uma que nos aparece certo sugar? :D

para a proxima ja sabes...vira-lhes as costas.....remedio santo....ou não ;)

bjocas
Mokas disse…
epah n sabia dessa cena dos louvores....
enfim, haja pachorra....
Maria disse…
Rafael ando a aprender isso mesmo...quem mais estrabucha menos razão tem e usam o livro amarelo como arma de arremesso, enfim...haja paciência.
Beijinhos


Sweetie eu bem vi que o texto estava grandote e isto é só o trailer, já viste se fosse o Directors Cut?!?! O pior é que não podemos virar as costas também, senão somos mal educadas, acredita que tentei de tudo.
Kiss

Mokas também eu aprendi isso recentemente e acredita que se realmente for muito bem atendida num serviço qualquer irei escrever.
Beijinhos
jacaré disse…
O cliente (muito mas mesmo muito) raramente tem razão. E eu acho que aos que gritam e esperneiam devíamos poder dar-lhes com um pau na cabeça.
Maria disse…
Jacaré como eu te compreendo e concordo inteiramente contigo!! A minha experiência é que esses que estrabucham e berram são os que têm menos razão para o fazer.
Beijinhos e sê bem-vinda. Já cusquei o teu espacinho e gostei :)

Mensagens populares deste blogue

Figurinhas ....

Telegrama emocional

“ Desrituais”