Psicologia de Algibeira
Já ouvi, e li, várias vezes a frase, " A person is a product of their environment".
Eu não concordo, plenamente, com esta afirmação.
A realidade social onde estamos inseridos, a nossa educação, o nosso passado, as nossas vivências, boas e más, podem nos moldar, mas daí a serem responsáveis por todas as nossas atitudes vai uma grande distância. Acredito que o livre arbítrio é algo intrínseco ao Ser Humano, eu até diria que é isso que nos distingue dos animais.
Uma pessoa pode agir de determinada forma porque foi isso que observou enquanto crescia, mas a partir de certo momento não é ela capaz de distinguir certo de errado?
Olhamos para os casos de abusos sexuais de menores, o exemplo do Carlos Silvino, onde pessoas condenadas destes crimes foram elas próprias abusadas enquanto crianças. Esta foi a realidade que conheceram por isso, quando atingiram uma certa idade acabaram por reagir da mesma forma. Mas nem todos as pessoas abusadas se tornaram abusadoras, pois não?
Existem sempre excepções à regra.
Há muitos anos, disseram-me que eu deveria seguir Psicologia ou Sociologia,e eu, como sou do contra e gostava de números, optei por ir para Gestão, em retrospectiva foi um grande erro. E um erro maior foi não ter mudado de licenciatura, quando a meio do curso realizei que não estava contente.
Ultimamente ando a pensar muito, a equacionar voltar a estudar e inscrever-me em Psicologia, algo me fascina no comportamento do Ser Humano, mas o mais certo é ter outro canudo a decorar a minha estante e não ter oportunidade de exercer.
Comentários
Faz sentido, eu pelo menos percebi, nem que seja à minha maneira.
E até remato, não esquecer do nosso estado de espírito em determinado momento, porque em 5 minutos muda muita coisa, até a forma de agirmos perante determinada situação. Hoje foi exemplo disso, no que me diz respeito.
Beijinhos