Estas coisas tiram-me do sério....

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia propôs que o Estado contratualize directamente com os médicos privados consultas e cirurgias de oftalmologia para resolver o problema das listas de espera na especialidade.

O nosso sistema de saúde permite que os médicos optem por dedicação exclusiva ou meio tempo, claro está que muitos optam por trabalhar umas horitas nos hospitais públicos, pelo qual são bem remunerados e o resto do tempo na privada. Falo sobre este assunto com conhecimento de causa, já trabalhei num hospital e sei muito bem como as coisas funcionam por dentro, pelo menos na maioria dos públicos, claro está que haverá sempre excepções à regra.

Acho incrível que se verifique uma maior lista de espera nas especialidades que mais singram na privada.
Não acredito que vou defender alguém do
PSD, mas quando a Leonor Beleza tentou beneficiar a dedicação exclusiva e separar o exercício público do privado, cairam-lhe todos em cima, a começar pelos médicos. Eu, pessoalmente, sou a favor que se tente algo novo, visto nada ter funcionado até agora.
Nem vou aprofundar o famoso
Programa de Combate às Listas de Espera, vulgarmente denominado Peclec, nem sei se este programa ainda se encontra em vigor. Mas em termos gerais consiste em o Estado pagar aos hospitais para estes operarem nos seus estabelecimentos, ou seja, para além do salário, os médicos, enfermeiros e anestesistas do bloco operatório recebem, por cada peclec que fazem, uma remuneração!Como os doentes têm de estar em listas de espera, os que estão internados são passados à frente, por não fazerem parte da famosa lista, sendo preteridos, pelos médicos, em troca de tostões.

A minha pergunta a estes Senhores Doutores é a seguinte... então nas horas que trabalham no sistema de saúde público porque é que não operam mais??Porque é que não atendem mais doentes??
Porque é que o Estado não começa a exigir a estes senhores que, em troca do salário, dêem um X número de consultas e façam um Y número de operações??? Será que é isto a que a Senhora Ministra de Saúde se refere quando diz que
"serão primeiro esgotadas as capacidades do sector público e só depois se avançará para a contratualização com os sectores privado e social. "
A minha Alergia ficou pior e tudo, já me estou a coçar!! Estas coisas tiram-me do sério, e de que maneira!! 

Como não há bela sem senão, fica aqui uma crítica a alguns utentes do sistema de saúde: não tratem os médicos como Deuses, com isto não quero dizer que não sintam gratidão. Eles estão somente a fazer um trabalho pelo qual são pagos, não nos estão a fazer favor nenhum, se porventura fosse uma questão de favor, nós é que o fariamos, é graças às nossas "aflições" que eles estão empregados. Na minha opinião estes tipo de atitudes só ajuda a perpetuar estas situações.

Pergunta Crucial: Senhores Doutores porque é que nas consultas no Hospital quase que somos escorraçados, mas se  formos ao vosso consultório privado só falta fazerem-nos uma massagem aos pés???!!! Não me digam que é para terem tempo de atender mais doentes???

Comentários

M disse…
A política em Portugal é pooooodre!
Odeio política, e há momentos, mais do que os normais, em que sinto vergonha de ser portuguesa... não há absolutamente nada que funcione bem? Tsc tsc
***
Anónimo disse…
Não seria dificil, por em pratcica medidas simples mas que iriam melhorar em muito a qualidade de vida em Portugal....so que não interessa aos poderes instalados...enfim....o pais que temos....

Bjocas babe!
Maria disse…
Med começo a achar que este País não funciona porque há interesse que assim seja! Uma pessoa acaba por de conformar.... às tantas, infelizmente, também eu também acabei por cruzar os braços! Cansa remar contra a maré.
Beijinhos
Maria


Sweetie exactamente..... para quê ter um sistema de saúde que funcione melhor, isso implicaria que alguém tivesse de trabalhar!
Beijocas
Sugar
Artemisa disse…
Há tantas, mas tantas coisas na nossa Saúde que me deixam doente que às vezes desejava ter seguido botânica ou algo que o valha!! Uff...

Beijinhos e bom fds!
Anónimo disse…
Muita coisa corre mal no sistema de saúde em Portugal...concordo perfeitamente...agora o que é aqui proposto também não me parece possível. Mesmo que se exigisse X consultas e Y operações aos médicos pelo seu salário, tal não implicaria necessariamente que o sistema melhorasse. Também falo por experiÊncia própria...vejamos, imaginando que o médico estará 5h a dar consultas, mesmo que seja obrigado a dar X, provavelmente o serviço prestado será pior. Para dar o número de consultas definido por quem quer que seja, tal implicaria que os doentes sofressem todos dos mesmos casos ou precisassem do mesmo nível/tempo de acompanhamento. O que não é verdade. Por isso, se pensarmos bem, é impossível pedir um número fixo de consultas e menos ainda de operações já que é totalmente impossível prever o tempo exacto que pode ou não levar determinada operação. Existem previsões...é certo. Mas nenhum médico poderia concordar com isso já que uma mesma cirurgia pode levar 2 horas num caso e 6 num outro...a solução, infelizmente, não passa por aí. Determinar um número obrigatório de consultas por hora ou de operações por dia é totalmente incomportável.
Maria disse…
Isabel, primeiro bem vinda à caixinha de comentários, segundo o que está aqui proposto é só um exemplo, sei que é levado a um extremo.
Mas o que realmente fica implícito é que algo tem de mudar, e tem de começar por qualquer lado, não basta só refilarem que o sistema de saúde não funcione, e na minha opinião o primeiro passo é alterar a "maneira" como os médicos são vistos. Eles não têm a faca e o queijo na mão,temos de deixar de subjugar aos caprichos deles, com medo da famosa retaliação da greve.
Apesar de o exemplo ser exagerado, agora não está na moda a produtividade da Função Pública? Se um administrativo tem de se sujeitar, porque não os médicos?
Referia-me ao facto de muitos estarem uma semana num hospital sem efectuar uma cirurgia e muitas das vezes quando as fazem é no dia em que está de urgência!
Algo tem de mudar e para nosso bem!
Beijinhos
Maria Pilar
Maria disse…
Misita bem aparecida :D, sim há muitas coisas erradas na nossa sociedade,mas o que me tira mais do sério é que mesmo mudando o governo, quem lá está nunca parece interessado em as resolver.
Beijinhos
Maria Pilar
Anónimo disse…
Olá!
Desde já, obrigada pelas boas vindas! Vim dar a este blog por acaso (a partir de uma busca que fiz precisamente a propósito do tema medicina). Acho óptimo que existam espaços como este onde se pode reflectir sobre questões que nos incomodam a todos e pelas quais faz todo o sentido procurar soluções. Concordo que se deve fazer o que estiver ao nosso alcance para tentar chegar a uma solução...infelizmente é como dizes, no governo aprece que, chegando ao topo, as prioridades mudam.
Em relação à problemática dos médicos acho que grande parte do problema começa no seu número que, a meu ver, é obviamente insuficiente. As vagas são o que todos sabem e a maior parte das vezes entra quem tem nota e não quem de facto tem vocação. Sei perfeitamente que é algo difícil de solucionar. Cada estudante de medicina custa ao estado à volta de 9.000eur/ano pelo que não será facilmente que se vão lembrar de abrir mais vagas...mas isto implica que nos hospitais tenham profissionais (bons ou não) a trabalhar 30h ou 40h seguidas porque, afinal, não podemos chegar às urgências e não ter nng...mas não há médicos para tudo nem para todos. Não há médicos que cheguem para garantir que cada um trabalhe "apenas" 12h ou 16h seguidas de cada vez e que possa, assim, prestar melhores cuidados e ser mais produtivo ("como é moda na Função Pública"). Acho que infelizmente, o descontentamento é geral. Deuses não são concerteza, mas exactamente por isso não são omnipresentes nem omnipotentes. É, no fundo, mais um ciclo vicioso da sociedade que teima em não ser quebrado.
Beijinhos
Isabel

Mensagens populares deste blogue

Figurinhas ....

“ Desrituais”

Contradições